top of page

A Paciência de Jó

 

      Esta expressão é já muito conhecida e inúmera vezes, muito repetida. Quem já é bastante conhecedor dos textos bíblicos compreendem com mais perfeição seu significado. Foi mencionada em Tiago 5:11 “Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.”

Vamos buscar explicações.

      A Bíblia Sagrada, nosso manual de fé e prática, possui duas partes importantes: o A.T. (Antigo Testamento) composto por 39 Livros e o N.T. (Novo Testamento) composto por 27 Livros.

       O Livro de Jó, um dos livros do A.T. (Antigo Testamento) é um dos Livros sapienciais da Bíblia.

      A narrativa desse livro é uma obra literária, segundo alguns estudiosos.

      Jó era um homem rico, bom caráter, íntegro, muito fiel a Deus. Tinha sete filhos e três filhas e vivia muito feliz.

      Satanás, observando Jó e sua virtude, afirmava que ele era fiel a Deus por ser rico, sem problemas, sem dificuldades, nada lhe faltava e então pediu a Deus autorização para causar a Jó alguns problemas, algumas dificuldades para testá-lo e  ver se ele continuaria fiel a Deus.

Deus permitiu que isso acontecesse e assim num só dia Jó perdeu todos seus servos, seus rebanhos e seus filhos morreram em uma grande tempestade enquanto faziam uma festa.

      Jó, ao tomar conhecimento de todas as desgraças, levantou-se, rasgou seu manto, raspou a cabeça, lançou-se por terra e mesmo assim, com toda esta situação, adorou a Deus. E disse: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá. O Senhor deu, o Senhor tirou, bendito seja o nome do Senhor.”

      Jó ainda teve muitos outros sofrimentos, muitos outros problemas enfrentados, enfermidades, sua própria mulher o aconselhou a se desviar, amaldiçoar ao seu Deus e depois morrer, mas a tudo isso Jó venceu, não blasfemou  até que por fim foi recompensado, recuperando novamente toda a riqueza, teve bem mais do que tinha antes, teve outros sete filhos e três filhas, chegou a conhecer os seus descendentes até a quarta geração. Viveu cento e quarenta anos.

 

Segundo relata o capítulo 1 versículo 2, Jó teve 7 filhos homens e 3 filhas. No versículo 4 relata que eles constantemente se reuniam para fazer festas, um dia na casa de um e outro dia na casa do outro e assim por diante, estavam sempre fazendo suas festinhas de comes e bebes.

      No versículo 5 a Bíblia diz que Jó os santificava constantemente em oração (Paulo disse que os filhos de crente são santificados pelas orações dos pais crentes.1Cor. 7:14) e quando eles faziam suas festas ele constantemente oferecia holocausto dizendo: “TALVEZ eles tenham cometido algum pecado e blasfemado de Deus em seu coração...”

      Esta passagem traz muita controvérsia, visto que muitos afirmam que os filhos de Jó eram desviados pelo fato de fazerem festas e beberem, outras pessoas dizem que eles não eram crentes por causa do mesmo fato.

      Quero deixar claro que tudo isso que afirmam, em minha opinião, não passa de especulação, por que a Bíblia não menciona isso, muito menos Jó tenha dito tal coisa.       O texto não afirma que eles se embriagavam, nem diz que a bebida que bebiam era alcoólica, mas que comiam e bebiam.

      Pergunto: Os crentes não fazem festas? Não comemoram? Não comem e não bebem? Sim, também fazem festas, comemoram, comem e bebem. Porém não se embriagam E nem bebem bebidas alcoólicas. Estão desviados por causa disso? Não, pois não há pecado em festejar e comemorar, os judeus sempre festejaram, comemoraram, pois até mesmo Jesus, Maria e os discípulos do Senhor foram a uma festa de casamento, onde Ele transformou água em vinho. João 2:1

      Jó orava e sacrificava pelos filhos como uma atitude de preocupação paterna, de um homem de Deus que soube educar seus filhos nos caminhos do Senhor, tanto que, Jó não havia falhado em nada, segundo o testemunho do próprio Deus,  quando disse que ele era íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. Versículo 8.

Viver o que prega, ou Pregar o que vive?

 

"Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado." 1 Coríntios 9:27 

   Todo os pregadores da palavra devem procurar com todo o zelo viver aquilo que pregam, para não serem reprovado. 

    Isso porém, não está dizendo que tem que se pregar aquilo que vive, é diferente, pois ninguém é perfeito como o Senhor Jesus. Este pregava realmente o que vivia, por ser perfeito, mas nós, homens e mulheres somos IMPERFEITOS, e estamos sendo aperfeiçoados pela palavra, a qual é uma espada de dois gumes, que corta o ouvinte e também ao pregador. 

    Nisto o pregador está sendo moldado e aperfeiçoado pela própria palavra que está pregando. Portanto se o pregador for pregar o que vive, vai pregar a IMPERFEIÇÃO, mas como a PALAVRA DE DEUS É PERFEITA, o pregador deve buscar se aperfeiçoar, procurando viver aquilo que prega, a saber: A PALAVRA DE DEUS, A QUAL É PERFEITA. Amém!!!

bottom of page